quinta-feira, 31 de março de 2011

Textos sobre tipos de higiene e resumo de boas ações para manter a higiene e alimentos industrializados



Observação: depois que você ler esta postagem, vá no marcador Projetos interessantes que você encontrará várias aulas deste projeto. Muitas boas de serem aplicadas!

TIPOS DE HIGIENE
Nosso corpo e a natureza precisam de alguns cuidados para manterem-se em equilíbrio.
Para se ter uma boa saúde é necessário cuidar do corpo, da mente e do ambiente em que se vive. Nesses cuidados podemos incluir os bons hábitos de higiene que se classificam em mental, alimentar, física(do corpo e da boca) e ambiental.
A higiene mentalpara manter um bom funcionamento do cérebro é necessário alguns cuidados: precisamos ler bons livros para estimular o cérebro, descanso, passeios em parques e praças, ir ao cinema, teatro, cultivar e fazer novas amizades, cuidar de plantas, animais, etc.
A higiene alimentar – não é novidade que precisamos ter alguns cuidados com os alimentos antes de ingeri-los. Eles devem ser bem lavados e cozidos, assim estamos cuidando da nossa saúde e prevenindo doenças, como as verminoses. Para se manter a higiene alimentar é importante lavar bem frutas e verduras, manter os alimentos em recipientes tampados, verificar os prazos de validade nas embalagens, não consumir alimentos estragados, manter uma alimentação à base de frutas, verduras, legumes e carnes magras, fazer as refeições sempre nos mesmos horários, comer devagar e mastigar bem os alimentos.
A higiene física ou pessoal-   é a higiene do  próprio corpo. Precisamos manter o corpo limpo, pois a saúde também depende disso, além de causar uma boa impressão da pessoa. Imagine como você ficaria se não tomasse banho, escovasse os dentes, cortasse as unhas e os cabelos. Além dessas necessidades básicas de higiene física nosso corpo ainda precisa dormir à noite, por um período de no mínimo 8 horas e fazer exercícios físicos, praticar esportes para se manter saudável.  A higiene bucal – precisamos  escovar os  dentes pelo menos 3 vezes ao dia. Estudaremos mais profundamente como se faz a escovação dos dentes.
A higiene ambiental – precisamos manter o lugar onde moramos e estudamos limpos. Devemos cultivar algumas ações de conservação da higiene ambiental como não jogar lixo no chão, nas ruas, nos rios, colocando-os sempre em lixeiras adequadas; não rabiscar paredes ou pichar muros; não deixar água parada em vasos, garrafas vazias e pneus velhos; abrir as janelas para fazer a circulação de ar no ambiente, conservar limpos os ambientes, como a casa, a escola, lugares públicos; não matar as plantas e os animais, destruindo a natureza.


Para você pensar...
1         - O que pode acontecer se não praticarmos:
a-      A higiene mental: ________________________________
b-      A higiene  alimentar: _____________________________
c-       A higiene física: __________________________________
d-      A higiene ambiental: ______________________________
               e – A higiene bucal: ___________________________________


                         RESUMO DE BOAS AÇÕES PARA MANTER A HIGIENE
- Limpar diariamente a nossa casa, ambiente em que moramos;
- Não jogar lixo no chão e em lugares públicos;
-Manter a nossa sala de aula limpa;
- Escovar os dentes ao acordar, após as refeições e antes de dormir, fazendo o uso de fio dental pelo menos uma vez ao dia;
- Lavar as mãos antes de comer, pois os seres vivos causadores de doenças podem estar alojados nelas, adentrando pela nossa boca em nosso organismo;
- Lavar as mãos sempre que chegar da rua;
- Lavar as mãos e sempre dar descarga após o uso do sanitário;
- Não colocar objetos ou as mãos na boca;
- Tomar banho todos os dias e lavar os cabelos sempre que necessário, pois os mesmos acumulam suor e sujeiras;
- Andar calçado, pois os sapatos protegem os pés de sujeiras e objetos cortantes;
- Usar roupas limpas;
- Lavar o rosto ao acordar, retirando as remelas que se acumulam no canto dos olhos;
- Pentear os cabelos antes de ir para a escola ou outro lugar;
- Limpar o nariz, assuando-o na pia e lavando-o com água;
- Sempre cortar e limpar as unhas;
- Cortar os cabelos com frequência, para que cresçam fortes, com brilho e bonitos;
- Verificar se não há lêndeas e piolhos nos cabelos;
- Trocar meias constantemente, para não dar chulé nos sapatos, nem frieiras;
- Não soltar flatos (pum) na frente de outras pessoas pois, além de ser nojento, é falta de educação;
- Manter a boa postura do corpo;
- Praticar exercícios físicos para relaxar e eliminar o estresse;
- Ler bons livros;
- Dormir, no mínimo, oito horas por noite.






Alimentos Industrializados

São saudáveis?

Os produtos industrializados ocupam uma parcela cada vez maior do mercado de alimentos. Eles são bem práticos, pois já vêm prontos ou semi-prontos. O único trabalho é abrir a embalagem, e mesmo as embalagens estão cada vez mais fáceis de abrir. Além da praticidade, os alimentos industrializados também possuem um prazo de validade bem maior do que os produtos "in natura", tornando fácil o armazenamento. Vieram para ficar e representam uma solução para a vida corrida das grandes cidades.
Acontece, porém, que existe uma regra universal, de conhecimento popular, chamada lei das compensações. De acordo com ela, as coisas boas, na maioria das vezes, não são tão boas quanto parecem, assim como as ruins também não são tão ruins quanto possam parecer à primeira vista. Em tudo há uma parte boa e uma parte ruim. Assim, importa analisar os prós e os contras para decidir o que é melhor.
Como não poderia deixar de ser, esta regra se aplica também aos alimentos industrializados. Para conseguir a praticidade e durabilidade dos produtos, os fabricantes se utilizam de milhares de aditivos químicos, que, na grande maioria das vezes, não fazem bem à saúde de quem os consome com freqüência. O uso desses produtos químicos deve ser discriminado nas embalagens dos alimentos. O nome de muitos desses produtos químicos vêm codificados, talvez para que o consumidor não se assuste ao ler estas informações do rótulo. Portanto, é uma questão de escolher entre o aspecto saudável dos alimentos "in natura", e a praticidade dos alimentos artificiais e/ou industrializados.
Os produtos químicos encontrados com maior freqüência nos alimentos industrializados são:
  • Corantes
  • Aromatizantes
  • Conservantes
  • Antioxidantes
  • Estabilizantes
  • Acidulantes
Conheça melhor esses aditivos químicos:
Corantes
A função dos corantes é "colorir" os alimentos, fazendo com que os produtos industrializados tenham uma aparência mais parecida com os produtos naturais e mais agradável, portanto, aos olhos do consumidor. Eles são extremamente comuns, já que a cor e a aparência tem um papel importantíssimo na aceitação dos produtos pelo consumidor. Uma gelatina de morango, por exemplo, que fosse transparente não faria sucesso. Um refrigerante sabor laranja sem corantes ficaria com a aparência de água pura com gás, o que faria que parecesse mais artificial, dificultando sua aceitação. É inegável que uma bebida com sabor de laranja e com cor de laranjada é muito mais agradável de se beber do que uma bebida incolor com gosto de laranja.
Os corantes são encontrados na grande maioria dos produtos industrializados, como as massas, bolos, margarinas, sorvetes, bebidas, gelatinas, biscoitos, entre outros.
Aromatizantes
Os aromatizantes tem por função dar gosto e cheiro aos alimentos industrializados, realçando o sabor e o aroma. Assim como os corantes, os aromatizantes também fazem com que os alimentos industrializados se pareçam mais com os produtos naturais, pois como já foi dito, isso é essencial na aceitação do produto pelo consumidor.
Informar que um salgadinho artificial de milho tem sabor e cheiro de presunto ou de churrasco faz com que ele seja mais aceitável, já que o consumidor vai reconhecer naquele produto um sabor que ele já conhece, de algum outro produto não industrializado que ele já comeu, causando a falsa impressão de que o produto não é tão artificial assim.
Muitos alimentos não possuem em sua composição as frutas que as embalagens anunciam, mas apenas aromatizantes que lhes imitam o sabor e aroma. São encontrados em sopas, carnes enlatadas, biscoitos, bolos, sorvetes, entre outros.
Conservantes
Ao contrário dos corantes e aromatizantes, os chamados conservantes não possuem função de fazer com que os produtos industrializados pareçam ser o que na realidade não são, ou seja, naturais. Sua meta é evitar a ação dos microorganismos que agem na deterioração dos alimentos, fazendo com que durem mais tempo sem estragar.
É possível reconhecer o uso de conservantes na composição dos produtos a partir da leitura dos rótulos das embalagens. Eles são caracterizados pelos códigos P1 a P10. São encontrados em refrigerantes, concentrados de frutas, chocolates, sucos, queijos fundidos, margarinas, conservas vegetais, carnes, pães, farinhas e em milhares de outros alimentos industrializados.
Antioxidantes
Assim como os conservantes, os antioxidantes procuram manter os alimentos em boas condições de consumo por mais tempo. Eles tem sua principal aplicação em óleos e gorduras, impedindo ou retardando sua deterioração, evitando a formação de "ranço" por algum processo de oxidação.
Podem ser encontrados em sorvetes, leite em pó instantâneo, leite de côco, produtos de cacau, conservas de carne, cerveja, margarina, óleos e gorduras em geral, farinhas, polpa e suco de frutas, refrescos e refrigerantes.
Estabilizantes
São utilizados para manter a aparência dos produtos, tendo como principal função estabilizar as proteínas dos alimentos. É possível identificá-los nos rótulos das embalagens pelos códigos ET1 até ET29.
Acidulantes
São utilizados principalmente nas bebidas com função parecida com a dos aromatizantes.
Os acidulantes podem modificar a doçura do açúcar, além de conseguir imitar o sabor de certas frutas e dar um sabor ácido ou agridoce nas bebidas.
Também aparecem codificados nas embalagens, sendo reconhecidos pela letra H. São encontrados nos sucos de frutas e refrigerantes, entre outros.
Aditivos Alimentares
(Fonte: Cartilha Novas Tecnologias - Procon-PBH)
Os aditivos alimentares são largamente utilizados pela indústria alimentícia. Aqui vale a máxima "é a dose que faz o veneno". Na prática isso significa controlar o consumo de alimentos industrializados, diversificando ao máximo a dieta. Assim, o consumidor elimina o risco de estar acumulando altos níveis de uma determinada substância química no organismo. A dosagem de cada um dos aditivos considerada segura é determinada pela FAC e pela OMS - respectivamente Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e Organização Mundial de Saúde. Veja o significado e a indicação dos estranhos nomes nos rótulos dos produtos industrializados:
C: São corantes naturais (Cl) ou artificiais (C2).
F: Indica aromatizantes ou flavorizantes, que têm o papel de realçar, respectivamente, o odor e o sabor dos alimentos. Há naturais e artificiais.
EP: Sinónimo de espessante, cuja função é dar consistência ao alimento. Geralmente, é de origem vegetal.
U: É o umectante. que impede o ressecamento do alimento.
AU: São os anti-umectantes, que evitam a absorção de umidade.
ET: Indica a presença de estabilizantes para impedir que os diferentes ingredientes se separem. Os mais comuns são óleos naturais.
H: Sigla dos acidulantes, responsáveis por acentuar o sabor ácido do alimento industrializado. Alguns estão naturalmente presentes nas frutas.
D: Ou edulcorantes. Usados nos produtos dietéticos em substituição ao açúcar
P: Significa a presença de conservantes.
A: São os anti-oxidantes, que evitam a rancificação de produtos gordurosos.

15 comentários:

  1. mt bom me ajudou de +

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por ter me ajudado com o trabalho da escola
    Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Achei muito bom,me ajudou muito no meu trabalho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu tambem rs!!!!!!

      Excluir
    2. O meu tambem rsrsrsrsrsrsrs
      ass VALENTINA FARIA BALAN

      Excluir
    3. obrigado. me ajudou no meu trabalho de escola. mais uma vez obrigado.

      Excluir
    4. obrigado. me ajudou no meu trabalho de escola. mais uma vez obrigado.

      Excluir
    5. obrigado. me ajudou no meu trabalho de escola. mais uma vez obrigado.

      Excluir
  4. obrigado por me ajudar na avalhação de higiene!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. É sempre um prazer ajudar, contem sempre comigo!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom mesmo, parabéns :)

    ResponderExcluir
  7. obrigado...li o texto e estudei para a minha prova de ciencias.parabens ass...VALENTINA FARIA BALAN

    ResponderExcluir
  8. oooooooooooooobbbbbbbbbbbbbbbrrrrrrrrrrrrrrrrrriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiggggggggggggggaaaaaaaaaaaaaaadddddddddaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Muito Bom Me Ajudou Bastante !!

    ResponderExcluir

Passou por aqui, comente e deixe sugestões para novas postagens. Um Blog cresce quando todos participam porque ...ninguém faz melhor do que todos nós juntos!!! Um abraço!
Professora Deoclides Carvalho