sábado, 4 de junho de 2011

Bingo do Pre-nome - como fazer


Primeiros passos na Alfabetização
No início do ano letivo, logo na segunda semana faça o Teste da Psicogênese ( modelo 3 – Matriz e como proceder), para diagnosticar o nível de aprendizagem da classe. Pronto! Você já sabe qual é a realidade de sua turma. Então descobriu que a maioria não conhece o alfabeto e estão no nível pré-silábico ou silábico.
Vamos lá?
BINGO COM PRE-NOME
Confeccione fichas com o prenome de seus alunos e com as letras do pre-nome soltas e coloque em envelopes, um para cada criança.
Como jogar?
O professor deverá dispor de um alfabeto com letras grandes, tamanho 20cmx15cm, de preferência que a letra seja recortada em seu formato,  para facilitar a visualização de todos os alunos da classe. Colocar as letras dentro de uma caixa  e vá sorteando de uma a uma. Ao sortear cada letra explorar, respectivamente o nome da letra e após o som e depois indagar se lembram de coisas que comecem com esta letra inicial: objetos da sala de aula, nomes de colegas de classe, nomes de artistas, nomes de frutas, nomes de modelos de carros, etc. Não deverá esquecer-se de explorar muito o som de cada letra, pois o segredo para aquisição da leitura está justamente, quando a criança percebe o som, assim sendo, quando ela for desafiada a escrever alguma palavra ela perceberá a constituição da palavra pelos sons. O resultado é muito bom. Em uma classe quando as crianças ainda não conhecem o alfabeto, este tipo de atividade - BINGO - não pode faltar e deverá ser realizada diariamente. Em um prazo de no máximo 40 dias você terá uma classe que conhecerá todo o alfabeto e escreverá várias palavras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passou por aqui, comente e deixe sugestões para novas postagens. Um Blog cresce quando todos participam porque ...ninguém faz melhor do que todos nós juntos!!! Um abraço!
Professora Deoclides Carvalho