sábado, 4 de junho de 2011

Dicas para alfabetizar

 
DICAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO
INICIANDO O PROCESSO PARA ALFABETIZAR
ITENS DE VISUALIZAÇÃO
(INCENTIVAM AS CRIANÇAS E DECORAM A SALA)
O que preciso ter na sala de aula para que o processo de alfabetização possa fluir de uma forma natural e como posso utilizar esse material?
Aguarde as imagens ilustrativas de cada postagem.
Dúvidas? Poste comentário e deixe seu e-mail, que terei o maior prazer em respondê-las.

Material
Formas de utilização
Um alfabeto tamanho A4, de preferência acima do quadro branco
Objetivo: visualização dos tipos de letras

Para visualização e diferenciação dos tipos de letras
Alfabeto de Teto
Objetivo: visualização dos tipos de letras
Para visualização e diferenciação dos tipos de letras
Alfabeto Móvel grande de papel cartão (15cmx20cm);
Objetivo: explorar  som e letra

Para ser mostrado na hora em que se faz o bingo do pré-nome
Envelopes com Alfabetos móveis pequenos de 5cmx3cm para formação de palavra(2 consoantes de cada e 3 vogais de cada(um para cada criança)
Objetivo: explorar letra inicial, formação de palavras

Para formação de palavras e montagem de nomes de objetos da caixinha do tesouro
Alfabeto grande em EVA
Objetivo: explorar outras formas de conceber o alfabeto

Para manuseio das crianças e para perceberem que podemos ter o alfabeto de diferentes formas
Uma chamadinha com todos os nomes
Objetivo: explorar letra inicial,número e quantidade
Utilizada diariamente para fazermos a chamada  dos alunos de forma concreta. Podemos explorar quantos nome começam com uma determinada letra, quantas letras tem o nome de tal aluno. Se tivermos trabalhando o nº 5, podemos indagar quais nomes possuem 5 letras, ou 6, ou 7, depende do número que estamos fixando.
Um alfabeto vivo que será construído no decorrer do 1º semestre
Objetivo: explorar letra inicial
Construído com garrafa pet ou em forma de sapateira com 26 bolsões. Fixamos as letras do alfabeto de A a Z, cada letra em um bolsão. Conforme formos fixando as letras, pedimos para que as crianças tragam pequenos objetos que comecem com a letra e os colocamos no lugar.
Um calendário grande de boa visualização
Objetivo: compreender a formação de dia, semana, mês e ano

Para trabalharmos a data, como está o dia hoje, quantos dias tem o mês em vigência, quantos dias faltam para tal evento, quantos dias tem uma semana, quantas horas tem o dia, etc.
O quadro de quantos somos hoje
Objetivo: explorar número e quantidade, sequencia numérica
Todos os dias contamos meninas e meninos e colocamos o número correspondente à contagem.
Uma caixinha de leitura que atenda às necessidades de uma classe de 6 ou 7 anos ( textos em letra caixa alta)
Objetivo: explorar os diversos tipos gêneros textuais
Com livros apropriados e escritos em caixa alta, leituras recortadas de livros de alfabetização e ou digitadas coladas em um pedaço de cartolina, de preferência plastificada, para ser mais duradouro
Uma Caixinha do tesouro (objetos pequenos que estão em desuso);
Objetivo: explorar letra inicial; quantidade de letras, seriação de objetos

Caixinha de sapato, encapada e de agradável aparência onde colocamos objetos pequenos, quantos couberem. Podemos utilizar para que as crianças escrevam o nome do objeto;
ou forme aquele nome com alfabeto móvel;
 ou para simplesmente, falar a letra inicial;
 ou pegar a letra correspondente do alfabeto móvel com a qual começa aquele nome do objeto;
 ou pegar 5 objetos, ou 3, ou 4, de acordo com o numeral que estivermos trabalhando e fixando;
 destacar a letra inicial e colocá-los em ordem alfabética;
ou ainda pegar o objeto e fazer o som da letra inicial, etc.
Bingo do Pré-nome
Objetivo: explorar letra inicial
Tira de cartolina com o pré-nome das crianças e com as letras soltas deste nome, dentro de um envelope
Alfabingo
Objetivo: explorar letra inicial

Cartelas com 6 letras do Alfabeto e com imagem. O professor vai tirando uma a uma, as letras do alfabeto(tamanho 15x20cm)  de dentro de uma caixa, de agradável aparência. A medida que for sorteando a letra, explorar o nome  e o som da letra, objetos que tem na sala de aula que comecem com esta letra, nomes de colegas da sala que comecem por esta letra.
Bingo das profissões
Objetivo: explorar letra inicial
Cartela com 6 tipos de profissões. O professor vai sorteando uma a uma as profissões e explora a letra inicial com a qual começa aquela profissão, perguntar se tem algum pai que de aluno que tenha aquela profissão, o que se faz quando se tem aquela profissão.
Preguicinha
Material com imagem e palavra  para leitura
Auto ditado
Imagem de objetos, de acordo com a letra que estiver fixando, onde as crianças escrevem, como sabem, o nome dos objetos. O professor deve fazer as intervenções solicitando a criança que leia o que escreveu e descubra qual letra está faltando.
Material de contagem
Tampinhas de garrafa (mínimo 200 unidades), palitos de picolés, canudos, material dourado, grãos de feijão, etc.
Blocos lógicos
Para trabalhar forma geométrica, cor, espessura, tamanho
Cartaz com os números
Cartaz com escrita dos números de 0 a 10, depois vá ampliando até chegar em 99.
Grupo de palavras
Tenha um grupo de palavras de acordo com a letra que estiver trabalhando. Se trabalhar o M faça um grupo de 5 palavras com a letra M e de preferência com o M com todas as vogais. (MACACO, MEL, MISSA, MORANGO, MURO). Observação: nõ falamos em famílias silábicas, apenas apresentamos o grupo de palavras acompanhados com as vogais.
Jogos de sílabas
Envelopes com sílabas para formação de palavras
Será atualizado sempre que tivermos novidades.

Um comentário:

  1. Muito obrigada pelas dicas querida. Com certeza irão ser de grande valia. Um abraço

    ResponderExcluir

Passou por aqui, comente e deixe sugestões para novas postagens. Um Blog cresce quando todos participam porque ...ninguém faz melhor do que todos nós juntos!!! Um abraço!
Professora Deoclides Carvalho