sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pesquisa sobre Manifestações folclóricas utilizando hipertextos e internet

 

Esta atividade foi destaque no curso. Segundo o professor está perfeita. Obrigada Ray.

PROJETO COLABORATIVO


Eu,  Deoclides e a professora Luiza construímos um projeto sobre as Manifestações Folclóricas ocorridas no nosso país. A proposta feita pelo professor é que construíssemos o projeto e postássemos no site do Proinfo, na boblioteca Material do aluno. Assim fizemos. Os nossos colegas cursistas poderiam fazer sugestões através do fórum, que enriquecesse o nosso trabalho. Dessa forma lemos todas os elogios e  sugestões de ajustes e fizemos as alterações que julgamos que iriam melhorar o nosso planejamento. Agradecemos a Shirley pelas sugestões, que acatamos. Escolhemos a região Nordeste para focar, pois as outras classes da escola iria estudar as outras regiões. Pesquisamos durante dias e sugerimos a um grupo de professores que encenassem a lenda do Bumba-meu-boi, que é a lenda muita famosa em várias regiões. Juntas pensamos neste projeto que agora está concluído com a ajudas das nossas colegas. Este projeto também será postado o blog da professora Luiza.
Aqui publicamos o nosso projeto concluído e acreditamos que os nossos planejamentos futuros serão mais interessantes, pois aprendemos a fazer uso das tics para dar uma nova “cara” nossos planejamentos. Um abraço a todos  e o nosso muito obrigada ao professor Ray e as colegas cursistas.
 
Curso Proinfo Integrado
Tutor: José Raimundo
Turma: T3 vespertino
Alunas: Deoclides Pereira de Carvalho
           Luiza Maria Barbosa de Carvalho

ATIVIDADE COM HIPERTEXTO E INTERNET

PROJETO FOLCLORE: ESTUDO DIRIGIDO
Objetivo Geral

Proporcionar aos estudantes do 3º ao A e B o contato com a internet para aprimorar o conceito sobre pluralidade cultural, com foco no folclore brasileiro, explorando principalmente a Região Nordeste.

Público-alvo
Alunos do 3º ano A e B do ensino fundamental da Escola Classe 26 de Ceilândia

Objetivos Específicos

  • Conceituar Pluralidade Cultural;
  • Conceituar folclore
  • Conhecer e aprender sobre as diversas manifestações folclóricas do nosso país;
  • Manusear e conhecer o mapa político do Brasil;
  • Estudar as lendas por região brasileira;
  • Resgatar a sabedoria dos mais velhos através de pesquisas;
  • Valorizar a cultura popular e conhecer o significado e a ortografia das palavras;
  • Incentivar o gosto pela leitura, arte e danças folclóricas;
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa pela internet;
  • Conhecer e aprender a utilizar o hipertexto como fonte enriquecedora da pesquisa.

Justificativa

O tema Pluralidade Cultural consta na proposta pedagógica das escolas públicas e deve ser trabalhado por todas os anos do Ensino Fundamental. Partindo desse pressuposto nós, professoras do 3º do do Ensino Fundamental planejamos com muito carinho as atividades que levarão as crianças a entenderem as manifestações folclóricas de cada região. A classe estudará as manifestações folclóricas ocorridas especialmente na região nordeste, resultado do sorteio prévio entre as classes.

Desenvolvimento/Procedimento do Estudo dirigido
I
  • Em princípio todas as fases do desenvolvimento devem ser registradas através de fotografia e registro escrito no caderno diário da turma. A cada dia uma criança faz registro escrito de como foi a aula, detalhando sobre o que aprenderam.
  • Para iniciar o trabalho com as manifestações folclóricas as crianças assistirão a uma dramatização da lenda Bumba-meu-boi, encenada pelos professores da escola, que é uma lenda comum em várias regiões.
  • De volta à sala conversar informalmente sobre as manifestações folclóricas ocorridas no país e informá-los que vamos nos deter especialmente na região nordeste, mas nada impede que conheçam as peculiaridades de outras regiões.
  • Na sala de informática, ligar os computadores e abrir a página do navegador Mozilla;
  • Digitar na barra de endereços, o endereço do site do google;
  • Consultar o link pluralidade cultural e fazer o registro no caderno deste conceito;
  • No campo de pesquisa digitar a expressão folclore e fazer o registro no caderno deste conceito;
  • No campo de pesquisa digitar a expressão lenda e fazer o registro no caderno deste conceito;
  • Realizar uma discussão coletiva sobre estes conceitos, afim de que sejam entendidos por todos os alunos;
  • Tarefa de casa: pedir a mamãe, papai, vovó que lhe contem alguma lenda que seus pais lhe repassaram;
II
  • Pesquisar na internet o site do google o mapa do Brasil dividido por estados e imprimir;
  • Pesquisar os estados que pertencem a cada uma das regiões e suas capitais, criando uma legenda com cores para identificar cada região. Todos os alunos deverão colocar a cor amarela na região nordeste;


III
  • Pesquisar sobre as lendas do folclore brasileiro e destacando as lendas da região nordeste, imprimir e colorir, separando as lendas por região brasileira, confeccionando um pequeno livrinho;
  • Se você tiver curiosidade também pode acessar este link folclore das outras regiões , e assim conhecer as manifestações folclóricas do nosso país, certamente enriquecerá o seu conhecimento.

IV
  • Pesquisar sobre outras manifestações folclóricas. Nesta atividade cada aluno deverá dar um único exemplo de cada manifestação.

V
  • Depois da pesquisa individual sobre o folclore brasileiro na internet e buscando as informações nos hiperlinks sugeridos, a professora sorteará uma manifestação folclórica para cada grupo de 4 crianças, que juntos deverão buscar no site do youtube vídeos que exemplifiquem cada manifestação folclórica e apresentará para a classe em data show e/ou preparar uma apresentação da manifestação folclórica do seu grupo.

Sites indicados:

Todos os sites sugeridos nos hiperlinks.

Recursos:

Humanos: Professor, alunos e familiares das crianças.
Materiais: sala de informática com computador e Internet, impressora, caderno,data show, lápis, lápis de cor, mapa do Brasil impresso, mapa do Brasil político tamanho grande 1,20mx1,150m, máquina fotográfica digital e caderno de registro coletivo da classe e lápis de escrever.

Público-alvo
Professores de Ensino Fundamental séries iniciais e alunos de 1º ao 3º anos.

Avaliação:
Será realizada durante toda a realização do estudo dirigido, avaliando o interesse , participação, ajuda mútua da classe, envolvimento com o trabalho.

Cronograma:
15 dias úteis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passou por aqui, comente e deixe sugestões para novas postagens. Um Blog cresce quando todos participam porque ...ninguém faz melhor do que todos nós juntos!!! Um abraço!
Professora Deoclides Carvalho