quarta-feira, 7 de março de 2012

Conteúdo 1° ano


 
Português:

CONTEÚDO DO 1º ANO


v  1º Bimestre
·         Brincadeiras, cantiga de ninar ou cantigas de roda, mnemônicas;
·         Músicas infantis;
·         Poesia: Quadrinhas (trovinhas);
·         Jogos com ação corporal;
·         Dramatizações;
·         Reconto de filme;
·         Nome próprio e dos colegas;
·         Lista de nomes de palavras do mesmo campo semântico;
·         Sons iniciais e finais (palavras significativas);
·         Leitura incidental (fichas, crachás de nomes);
·         Rótulos, embalagens, logomarcas, slogans;
·         Quadrinhas;
·         Leitura de narrativas somente com imagens, relação imagens-texto;
·         Manipulação de portadores (livros, revistas e histórias em quadrinhos);
·         Calendário;
·         Identificação das letras estudadas e do pré-nome;
·         Letras e nomes;
·         Hipóteses sobre a função e funcionalidade da escrita e das letras – escrita espontânea;
·         Símbolos;
·         Alfabeto;
·         Consoante e vogal;
·         Linguagem oral X linguagem escrita: minimizar a interferência da fala na escrita;

v  2º Bimestre
·         Versinhos;
·         Nome completo;
·         Embalagem e rótulos;
·         Listas;
·         Nome e nomeação;
·         Escrita de palavras com estrutura simples (consoante/vogal);
·         Escrita de palavras de uso frequente;


v  3º Bimestre
·         Trava-língua;
·         Parlendas bem conhecidas;
·         Cartas, bilhetes;
·         Palavras e frases significativas;
·         Escrita de palavras complexas, Ex: prá-ti-ca, ar-ma;
·         Parlendas, versinhos, cantigas e outros textos memorizados nas atividades orais;
·         Adjetivação e/ ou atribuição de qualidade (sem usar nomenclatura, apenas por meio de jogos e brincadeiras);

v  4º Bimestre
·         Reconto e produção coletiva de contos e outras narrativas;
·         Títulos de contos ou histórias;
·         Nomes de personagens;
·         Versinhos, parlendas, cantigas de roda e outros textos memorizados em atividades orais;
·         Bilhete;

Matemática:
    
  1º Bimestre
·         Significado e funções dos números;
·         Estimativa de quantidades;
·         Coordenação viso-motora;
·         Representação de um número por diferentes escritas;
·         Contagem oral;
·         Localização de números na reta numerada (antecessor e sucessor);
·         Estimativa de medida de tempo;
·         Proximidade: longe/perto;
·         Orientação: direita/esquerda; acima/abaixo; frente/trás;
·         Interioridade: dentro/fora; aberto/fechado (1º ao 4º bimestres);
·         Direcionalidade:  em direção até ... (1º ao 4º bimestres);
·         Movimentação e localização espacial (percursos);
·          Representação espacial;
·         Função social dos números;
·         Pesquisa de números (número de pessoas da casa, número de alunos da turma, número do telefone, medida: calçado, altura, peso, etc);
·         Construção de gráficos de barras coletivos, com uso de material concreto (1º ao 4º bimestres);
·         Unidades: dia, semana, mês, ano/ Uso da rotina do calendário;
·         Percepção e organização do espaço envolvendo as categorias;

v  2º Bimestre
·         Contagem crescente/Contagem decrescente;
·         Composição e decomposição (4= 1+1+1+1 ou 2+2 ou 3+1);
·         Composição e decomposição em unidade e dezena;
·         Noção de adição e subtração;
·         Idéia de juntar e retirar (resolução de situações-problema) com uso de desenho e material concreto;

  3º Bimestre
·         Sequência numérica (2em 2; 5 em 5);
·         Classificação de um número em par ou ímpar por agrupamento de duas unidades;
·         Comparação de comprimentos;
·         Unidades não padronizadas;
·         Estimativa de medida de comprimento;

  4º Bimestre
·         Numerais até 99;
·         Leitura e escrita de números em algarismos e por extenso;
·         Estimativa de resultado de medições (experimentos com diferentes medições sem uso da unidade padrão);
·         Identificação e nomeação de figuras planas (utilização de material concreto);
·         Representação de figuras em malhas (quadriculada e pontilhada);
·         Identificação de formas geométricas (em objetos do cotidiano, em produções artísticas, na natureza);

Ciências:
  
  1º Bimestre
·         Ser humano e saúde:
·         Percebendo o ambiente;
·         Os sentidos: visão, audição, olfato e paladar;
·         Órgãos dos sentidos;
·         A formação do corpo humano;
·         As partes do corpo humano; Diferenças e semelhanças entre os seres humanos;
·         Hábitos saudáveis: bons hábitos de higiene pessoal, com os alimentos e com o ambiente;
·         Os alimentos como fonte de vida;
·         Função dos alimentos;
·        
Origem, tipo de alimentos e bons hábitos alimentares;

  2º Bimestre
·         Vida e Ambiente
·         Componentes dos ambientes da terra: animal e vegetal;
·         Animais;
·         Características dos animais;
·         Revestimento do corpo dos animais;
·         Forma de locomoção dos animais;
·         Ciclo de vida dos animais;
·         Habitat dos animais e hábitos alimentares dos animais;

  3º Bimestre
·         Vida e ambiente;
·         Os vegetais:
ü  Partes de uma planta e sua respectivas funções;
ü  Necessidades das plantas;
ü  Ciclo de vida das plantas;
ü  Utilidade das plantas, jardins, hortas e pomares;
·         Tecnologia e sociedade:
ü  Ambientes naturais e ambientes construídos;
ü  Ações do homem no ambiente

   4º Bimestre
·         Universo e Terra:
ü Terra;
ü Estações do ano: Verão, Outono, Inverno e Primavera;
                         Características das estações do ano;

História e Geografia:

  1º Bimestre
·         A criança (eu): nome, sobrenome e apelido;
·         A criança (eu): conteúdo histórico e afetivo do nome;
·         A criança (eu): auto -retrato, preferências e brincadeiras, traços e regras;
·         A turma (nós): diferenças individuais e  culturais;
·         Regras de convivência em sociedade;

  2º Bimestre
·         Tempo da criança: sequência do dia-a-dia, acontecimentos importantes: aniversários, comemorações, fatos do ano que passou ou que estão vivendo;
·         A vida em família: identificação dos membros da família: relações de parentesco, normas e regras familiares;
·         Calendário: dias da semana, meses e anos;

  3º Bimestre
·         Espaço da sala de aula: espaço organizado pela criança, a posição de objetos e alunos (frente/trás; em cima/embaixo ; reorganização do espaço pelo grupo);
·         Espaço da escola: espaço interno da escola e a sua função ; função dos grupos e das pessoas; normas e regras;

  4º Bimestre
·         Valorização da natureza;
·         Observação de paisagens locais e de outros lugares;


Educação Física:
                                                          

  Conteúdos trabalhados do 1º ao 4º bimestres
·         Hábitos de higiene corporal;
·         Hábitos de alimentação;
·        
Respeito mútuo e comportamento;
·         Psicomotricidade;
·         Coordenação motora fina e grossa;
·         Sociabilização;
·         Sistema de referência direito-esquerdo/lateralidade;
·         Identificar noções de espaço (dentro, fora, em cima, embaixo);
·         Brincadeiras de roda com cantigas;
·         Brincadeiras e jogos populares;
·         Brincadeiras com o corpo: espelho, relógio, ilha;
·         Brincadeiras utilizando o espaço: meu cantinho, morto-vivo;
·         Danças diversas e ritmo corporal;
·         Brincadeiras infantis com uso de objetos: cordas, bambolês, pneus entre outros;
·         Movimentos ginásticos (ginástica de solo); rolamentos frontais e de costas (cambalhotas);
·         Brincadeiras e jogos de perseguição: piques variados (pique-alto, pique-pega, pique-cola);
·         Jogos e brincadeiras com bolas; manipulação e manejo de bola;
·         Brincadeiras infantis: amarelinha;


Artes:

                         1º Bimestre
·         Noção de espaço, movimento e direção;
·      Apreciação das suas produções e das dos outros, por meio da observação e da leitura de alguns dos elementos da linguagem plástica;
·   Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas;
·     Conhecimento da diversidade de produções artísticas como: desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, cinema;
·         Introdução ao estudo das cores primárias;
2º Bimestre
·         Luz e sombra;
·         Observação e identificação de imagens diversas;
·         Cores secundárias;
   3º Bimestre
·         Cores terciárias;
·         Utilização do ponto nas artes visuais;
·         Noção básica do uso da linha: linha de contorno, linha cheia, tracejada, curva e paralela;
·         Simetria (figuras com lados iguais), assimetria (figuras com lados diferentes);

  4º Bimestre
·         Cores frias e cores quentes;
·         Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
·         Estudo das formas: quadrados, retângulos, círculos e triângulos, relacionando-as ao meio ambiente;

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”.   
                                                                                                                                                 Bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passou por aqui, comente e deixe sugestões para novas postagens. Um Blog cresce quando todos participam porque ...ninguém faz melhor do que todos nós juntos!!! Um abraço!
Professora Deoclides Carvalho