quarta-feira, 7 de março de 2012

Conteúdo 2° Ano

 
Português:

CONTEÚDO DO 2º ANO


  1º Bimestre
·         Roda de conversa e debates espontâneos;
·         Participação em situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção e acolher opiniões;
·         Relatos e recontos de acontecimentos, histórias e experiências vividas;
·         Brincadeiras, cantigas de ninar ou cantigas de roda, mnemônicas simples e com ações corporais;
·         Músicas, cantigas infantis;
·         Reconto de filme;
·         Leitura infantil;
·         Lista de nomes de palavras do mesmo campo semântico;
·         Nome próprio;
·         Alfabeto;
·         Tipos de letras (comparação); letra de imprensa maiúscula (para escrita) e minúscula (para leitura);
·         Letras maiúsculas e minúsculas;
·         Consoante e vogal;
·         Sílabas;
·         Formação de palavras;
·         Ordem alfabética;
·         Escrita de palavras de uso frequente;

  2º Bimestre
·         Poesias, quadrinhas e outras;
·         Dramatizações;
·         Músicas, cantigas ou textos bem conhecidos;
·         Contos de fada, de encantamento;
·         Rótulos, embalagens, logomarcas, slogans;
·         Leitura e imagens (narrativas);
·         Listas;
·         Textos coletivos;
·         Nome e nomeação;
·         Segmentação de palavras no texto (aglutinação);
·         Pontuação (sem regras, apenas observar);
·         Separando palavras (espaço Inter vocabular);
·         Representação das vogais: e/i = minino/menino; o/u= galu/galo;

 3º Bimestre
·         Trava-línguas;
·         Linguagens secretas: língua do pê, formando frases;
·         Adivinhas simples;
·         Contos de fada, conto popular, conto folclórico;
·         Descrição (dentro de uma narração ou de uma exposição) de objetos, animais, personagens;
·         Anedotas;
·         Completar quadrinhas;
·         Rótulos e slogans;
·         Poesia – decalque;
·         Textos instrucionais: produção de receitas e listas;
·         Identificação de estruturas textuais;
·         Concordância Verbal (utilização de sujeito e verbo visando o aperfeiçoamento do texto);
·         Nome próprio (foco no uso, não na classificação);
·         Pronomes pessoais (sem nomeação, uso contextual – substituir os nomes, evitar repetições);
·         Revisão de texto com auxílio do professor;
·         Linguagem oral X linguagem escrita: minimizar a interferência da fala na escrita;
·         Representação do som /j/ em ocorrência do tipo /girafa/, /projeto/;
·         Transcrição de fala – arquifonema das vibrantes: /r/ inicial (rápido); /rr/ intervocálico (carro);
·         OU/O como desinência de pretérito (falo/falou – canto/cantou);
·         R final;
·         Uso do H (inicial e modificando o som de /e/,/l/ e/n/;
·         Vocabulário (inferir sentido a partir da leitura);

  4º Bimestre
·         Publicidades em revistas e jornais;
·         Textos de imprensa: legenda, anúncio;
·         Textos instrucionais: receitas, regras de jogos e outros;
·         Texto informativo;
·         Cartazes e outros suportes que permitem visualização à distância;
·         História em quadrinhos;
·         Transcrição de música e poesia;
·         Texto jornalístico; manchete;
·         Bilhete;
·         Produção de autoria;
·         Concordância nominal (relações de gênero e número necessárias para o aperfeiçoamento do texto);
·         Adjetivação e/ou atribuição de qualidade (sem usar nomenclatura, apenas por meio de jogos e brincadeiras);
·         Verbos (sem nomeação), apenas isolando ações;
·         Verbo (palavras que indicam ação em textos lacunados);
·         Representação dos fonemas /g/ (gato) em oposição à representação do /j/ (gesso, giz);
·         Representações possíveis da letra ‘m’ e ‘n’ (dos fonemas /m/,/n/ que formam sílabas canônicas) e da representação nasal;
·         Nasalidade (am – átonas / ao – tônicas);
·         G/GU;
·         L intercalado;
·         C/QU;

Matemática:


  1º Bimestre
·         Significado e funções dos números;
·         Estimativa de quantidade;
·         Regras de trocas: sistematização da ordem das dezenas;
·         Leitura e escrita de números em algarismo e por extenso;
·         Contagem oral;
·         Comparação, ordenação (crescente e decrescente) e localização de números na reta numérica (antecessor e sucessor de um nº);
·         Exploração do material dourado;
·         Movimentação e localização espacial (percursos, caminhos orientados);


  2º Bimestre
·         Sistematização das regras de organização: classes e ordens;
·         Compreensão das regras do sistema de numeração decimal e seus agrupamentos de 10 em 10;
·         Sequência numérica com diferentes regularidades;
·         Identificação dos números pares e ímpares;
·         Compreensão da composição e decomposição de um algarismo em dezenas e unidades;
·         Operações de adição e subtração: adição (ideia de juntar e acrescentar) subtração (ideia de retirar e completar);
·         Subtração (sem recurso) por decomposição;
·         Utilização de diferentes materiais para manipulação e diferentes estratégias para resolução das operações: adição e subtração;
·         Representação da adição e subtração pela reta numerada;
·         Compreensão da funcionalidade do calendário mensal e anual;
·         Relação entre medida de tempo (dia, hora, minuto, semana, mês e ano);
·         Representação espacial;

  3º Bimestre
·         Números cardinais até 30: ordem crescente e decrescente;
·         Compreensão da unidade e dezena dos algarismos;
·         Números ordinais do 1º ao 30º, leitura e representação do símbolo e a escrita por extenso;
·         Representação de um número por diferentes escritas;
·         Compreensão das regularidades do nosso S.N.D.;
·         Compreensão do valor posicional dos algarismos;
·         Relação entre os termos da adição e subtração;
·         Multiplicação, ideia de adição de parcelas iguais;
·         Multiplicação, ideia de adição de parcelas iguais – organização retangular;
·         Propriedade comutativa da multiplicação (uso prático, sem nomeação);
·         Dobro;
·         Representação da multiplicação por meio de desenhos e sentenças matemáticas;
·         Resolução de problemas envolvendo as operações adição e subtração;
·         Resolução de problemas envolvendo os conceitos de dobro e dúzia;
·         Localização temporal;
·         História do dinheiro brasileiro;
·         Estimativa de valores;
·         Representação espacial – pares ordenados (reprodução de figuras);
·         Identificação de formas geométricas planas e espaciais (cubo);
·         Planificação do cubo de diferentes maneiras;
·         Comparação entre cubos e paralelepípedos;
·         Nomeação de formas planas;
·         Caracterização de formas planas quanto ao número de lados e de vértices;
·         Triângulos e quadriláteros: número de lados e de vértices, representação em malha;


 4º Bimestre
·         Leitura e escrita dos algarismos e por extenso de 0 a 100;
·         Sistematização da composição de um número em dezenas e unidades;
·         Conceito de dúzia por meio de situações-problema;
·         Adição: por decomposição das parcelas e pela reta numerada;
·         Multiplicação por 3 e por 5;
·         Divisão: Procedimentos de cálculos: por subtrações sucessivas, registro por meio de desenhos;
·         Importância social das medidas;
·         Construção e compreensão do conceito de grandeza, medida de tempo;
·         Resolução de problemas envolvendo o sistema monetário;
·         Comparação de comprimentos;
·         Estimativa de medida de comprimento;
·         Compreensão da grandeza comprimento;
·         Sistematização da compreensão grandeza de comprimento;
·         Representação de figuras geométricas planas no geoplano;
·         Círculo e circunferência;
·         Corpos redondos – nomeação e características entre o círculo e a esfera;
·         Função social dos números;
·         Coleta de informações;
·         Organização dos dados coletados em tabelas (barras simples);
·         Leitura e interpretação de dados em tabela (barra simples);

Ciências:
 
  1º Bimestre
·         Higiene, alimentação e saúde;
·         Função dos alimentos;
·         Hábitos saudáveis;
·         Bons hábitos de higiene pessoal com alimentos e com o ambiente;
·         Seres do reino animal, vegetal e mineral;
·         Alimentos naturais e industrializados;
·         A importância dos seres vivos animais e vegetais na alimentação;
·         Cuidados com os alimentos;
 
  2º Bimestre
·         Elementos que compõem os ambientes;
·         Cuidados com a água;
·         Seres vivos e não vivos (solo, rocha, água e ar);
·         Características gerais dos seres vivos;
·         Os vegetais
·         O homem e as plantas;
·         Importância das plantas para os seres humanos;
·         Plantas ameaçadas de extinção;
·         Formas de proteger as plantas;

  3º Bimestre
·         Animais/ variedade dentro do reino animal;
·         O ciclo da vida dos animais;
·         Animais vertebrados, invertebrados, aquáticos e terrestres, herbívoros, carnívoros, onívoros;
·         O nascimento dos animais;
·         Formas de reprodução (vivíparos e ovíparos);
·         A importância dos animais para os seres humanos na alimentação, vestuário, transporte;
·         Animais domesticados e silvestres;
·         Animais ameaçados de extinção;
·         Animais em extinção no cerrado e demais ecossistemas brasileiros;

  4º Bimestre
·         Prevenção de doenças e acidentes;
·         Tipos de doenças;
·         Vacinação e prevenção de doenças e acidentes;
·         O universo;
·         Componentes do Sistema Solar;
·         Terra;
·         Movimento de rotação (dias e noites);
·         Sol e radiações solares;
·         Importância do sol para manutenção da vida;


História e Geografia:

        1º Bimestre
·         A criança (eu): autorretrato, preferências e brincadeiras, traços e regras pessoais;
·         O outro (ele);
·         A turma (nós);
·         Os grupos da escola e a relação entre eles, a contribuição de cada um para o funcionamento do todo;
·         A família: a pequena e a grande família, tipos de família, relações de parentesco, normas e regras familiares;
·         Documento de identidade;

  2º Bimestre
·         Calendário: dias da semana, meses e anos em nossa vida;
·         Tempo do aluno, do colega e da turma;
·         Tempo da família: o dia-a-dia familiar, acontecimentos significativos da época dos pais, moda, costumes, músicas, brincadeiras;
·         Espaço da escola;
 


  3º Bimestre
·         A importância da moradia e do trabalho;
·         Meios de transporte;

  4º Bimestre
·         Paisagens urbanas e rurais;
Educação Física:

 
  1º Bimestre
·         Hábitos de higiene corporal;
·        
Hábitos de alimentação;
·         Regras de convívio social e escolar;
·         Atividades para desenvolver coordenação motora;
·         Brincadeiras de roda com cantigas;

  2º Bimestre
·         Atividades para desenvolver o ritmo corporal;
·         Respeito às diferenças corporais entre meninos e meninas;
·         Danças com músicas infantis e típicas.

  3º Bimestre
·         Regras de brincadeiras
·         Gincanas com atividades variadas

  4º Bimestre
·        
Corrida com bastões;
·         Bola ao cesto;
Artes:

   
  1º Bimestre
·         Cores primárias, secundárias, terciárias frias e quentes, combinações e influência de uma cor sobre a outra, luz sobre a cor;
·         Colagens e desenho (relação figura-fundo);
·         Noções de direção e movimento: horizontal, vertical, diagonal, para cima, para baixo e para os lados;

  2º Bimestre
·         Observação e identificação de imagens diversas;
·         Estudo das formas: quadrados, retângulos, triângulos relacionando-as ao meio ambiente;

  3º Bimestre
·         Conhecimento da diversidade de produções artísticas: desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, cinema;

  4º Bimestre
·         Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
·         Conhecendo e frequentando fontes de informações e de comunicação artística presente na cultura: museu, exposições, galerias, oficinas e ateliês;





“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”.   
                                                                                                                                                 Bom trabalho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passou por aqui, comente e deixe sugestões para novas postagens. Um Blog cresce quando todos participam porque ...ninguém faz melhor do que todos nós juntos!!! Um abraço!
Professora Deoclides Carvalho