quarta-feira, 7 de março de 2012

Conteúdo 3° Ano



 
Português:

CONTEÚDO DO 3º ANO

   1º Bimestre
·         Jogos com ação corporal;
·         Início de histórias (diversas possibilidades);
·         Letras maiúsculas e minúsculas: análise de ocorrências (nomes próprios, nomes de lugares, início de frases);
·         Vogais e consoantes;
·         Ordem alfabética (função);
·         Segmentação de palavras no texto (aglutinação);
·         Hipossegmentação (mais de uma palavra juntas) e hipersegmentação (palavra separada em mais de uma parte);
·         Nome próprio (foco no uso, não na classificação);
·         Adjetivação e/ou atribuição de qualidade (sem usar nomenclatura);

  2º Bimestre
·         Linguagem do revestrés (com dissílabos e trissílabos);
·         Narrativas (coerências e léxico; narrativa recortada-reordenação de parágrafos);
·         Textos instrucionais: receitas, contas (água, luz, carnê) e outros;
·         Cartas;
·         Folhetos publicitários;
·         Contos de fada (produzir contos de autoria baseados em leituras e análise do gênero);
·         Poesia – decalque ou paródia;
·         Concordância nominal em situações contextuais (relação de gênero e número necessárias para o aperfeiçoamento do texto);
·         Marcadores textuais (artigo, preposição e conjunção – sem nomeação, com foco na paragrafação);
·         Pronomes pessoais (sem nomeação, uso contextual – substituir os nomes e evitar as repetições);
·         Palavras pequenas (palavras que não possuem sentido no mundo real- artigos, conjunções e preposições, mas apenas nas relações internas da língua);
·         Oposição surda/sonora p/b; t/d; f/v,x; ch/g,j;
·         R/RR (vibrantes simples e múltiplas);
·         Representação das vogais e/i; o/u;
·         Representação u/l;
·         Marcadores de nasalidades (“m”, “n”, til);
·         Representação l/h: r/rr;
·         Contraposição entre as representações de /s/ (sapo, pássaro);

  3º Bimestre
·         Adivinhas;
·         Trava-língua (mais complexo);
·         Conto cumulativo, conto popular, de encantamento, causo, conto folclórico: narração de fatos considerando a temporalidade e a causalidade;
·         Parlendas;
·         Anedotas;
·         Contos populares, de encantamento, causos, conto cumulativo;
·         Fábulas;
·         Lendas;
·         Fábulas, lendas e outras narrativas: reconto;
·         Carta;
·         Textos de autoria;
·         Suportes e portadores (elaboração de espaço para publicação: mural, varal, jornais e outros);
·         Elementos coesivos (progressão temática);
·         Representação de fonema em final de palavra r(verbo); s (plural); u (desinência de pretérito) – visto em textos lacuna, apenas observar e escrever a regularidade da desinência;
·         Acréscimo de vogal em sílaba travada;

  4º Bimestre
·         Debates, entrevistas;
·         Texto de divulgação científica;
·         Histórias em quadrinhos (revista);
·         Anúncios classificados;
·         Histórias em quadrinhos;
·         Textos de autoria;
·         Concordância verbal em situações contextuais (utilização de sujeito e verbo visando o aperfeiçoamento do texto);
·         Palavras pequenas (palavras que não possuem sentido no mundo real- artigos, conjunções e preposições, mas apenas nas relações internas da língua);
·         Representação da nasalidade m/n; ao/ã; em posição final de verbos (compraram/ comprarão);



Matemática:

        1º Bimestre
·         Significado e funções dos números;
·         Estimativa de quantidades;
·         Comparação, ordenação (crescente/decrescente) e localização de números na reta numerada (antecessor e sucessor de um número);
·         Leitura e escrita de números em algarismos e por extenso;
·         Classificação de um número em par, ímpar por agrupamento;
·         Decomposição de um número de acordo com os princípios aditivos e multiplicativos (valor posicional);
·         Adição e subtração como operações inversas;
·         Adição – procedimentos de cálculo (adição sem reserva e com reserva): por decomposição de parcelas, por contagem, pela reta numerada, por técnica operatória e convencional (algoritmo);
·         Subtração – Procedimentos de cálculo (subtração sem recurso e com recurso); por decomposição do subtraendo; por contagem, pela reta numerada, por técnica operatória convencional (algoritmo);
·         Subtração – ideias: subtrativa (retirar), aditiva (completar) e comparativa (diferença);
·         Procedimentos de cálculos – registro por meio de desenhos;
·         Leitura e interpretação de calendário mensal e anual;
·         Interpretação de datas;



  2º Bimestre
·         Ampliação das regras de troca: sistematização da ordem das centenas;
·         Representação de um número por meio de diferentes escritas;
·         Números ordinais: funções, leitura e representação;
·         Cálculos com valores (adição e subtração);

  3º Bimestre
·         Exploração de números de diferentes ordens;
·         Multiplicação – ideia de adição de parcelas iguais: representação aritmética (agrupamentos);
·         Multiplicação – representar a multiplicação na organização retangular por meio da decomposição;
·         Multiplicação e divisão como operações inversas;
·         Construção e sistematização da multiplicação;
·         Multiplicação sem recurso e com recurso (por 1 fator de 1 algarismo);
·         Noções de divisão – Ideia de repetição ou distribuição equitativa;
·         Importância social das medidas;
·         Estimativa de resultados de medições;
·         Leitura e identificação de hora relógios de ponteiros e digital;
·         Relação entre unidades de medida de tempo (dia, hora, minuto);
·         Estimativa de medida de tempo;
·         Relação de troca entre os valores do sistema monetário;
·         Representação dos valores do sistema monetário brasileiro em cédulas e moedas;
·         Comparação de massas;
·         Unidades de medidas padronizadas (grama, kg e tonelada);
·         Instrumentos de medida de massa;
·         Movimentação e localização espacial;
·         Representação espacial;
·         Representação espacial – pares ordenados (reprodução de figuras);

  4º Bimestre
·         Divisão – ideia de repartição ou distribuição equitativa;
·         Identificar e localizar a indicação de pares ordenados em figuras;
·         Nomeação de formas planas;
·         Caracterização de formas planas quanto ao número de lados e de vértices;
·         Representação de figuras planas em malha quadriculada;
·         Corpos redondos: cilindro e cone – caracterização da superfície, identificação das bases, construção dos sólidos;
·         Caracterização dos sólidos: cubos, paralelepípedo, cilindro e cone;
·         Pirâmides – caracterização quanto ao número de faces, vértices e arestas, nomeação conforme a base;
·         Caracterização das características das pirâmides de base triangular e quadrangular;
·         Identificação de formas geométricas  ( em objetos do cotidiano, em produções artísticas, na natureza);
·         Função social e objetivos de pesquisa;
·         Coleta de dados;
·         Seleção dos dados coletados;
·         Registro dos dados coletados em tabelas e gráficos;
·         Situações-problema com análise de gráficos e tabela simples;
·         Interpretação de gráficos de barras comparativas;







 Ciências:

 


  1º Bimestre
·         Água:
  A água no planeta Terra;
Importância da água para os seres vivos;
  Utilidade da água para as pessoas;
  A água no organismo humano;
  Cuidados com a água;
·         Alimentação:
  Os alimentos como fonte de vida;
  Função dos alimentos;
  Origem e tipo de alimentos;
  Bons hábitos alimentares;
 Alimentos naturais e industrializados;
  Cuidados com a água e com os alimentos;
·         Higiene e Saúde:
  Agentes causadores de doenças;
  Transmissão de doenças contagiosas;  Vacinação;
Epidemias;
  Doenças não contagiosas;

  2º Bimestre
·         Ações humanas nos ambientes:
  Preservação dos ambientes;
  Contaminação do solo, água e ar; poluição sonora;
  Agrotóxicos e o uso de fertilizantes;
  Fertilizantes naturais e químicos;
  A interferência dos ambientes urbano e rural na natureza;
·         Saneamento Básico:
  Medidas de saneamento básico;
  Tratamento da água;
  Estação de tratamento de esgoto e coleta e reciclagem de lixo;
·         Corpo Humano:
  Os sentidos;
  Órgãos dos sentidos: visão, audição, olfato e paladar;
  A formação do corpo humano;
  As partes do corpo humano;
·         Os sistemas do corpo humano:
  Sustentação e locomoção;
  Sistema esquelético;
  Sistema muscular;

  3º Bimestre
·         Animais:
  Variedade dentro do reino animal;
  Animais vertebrados;
  Características dos principais grupos de vertebrados,
  Animais invertebrados;
  Características dos principais grupos de invertebrados
·         Vegetais:
  Partes de uma planta e suas respectivas funções;
  Plantas que florescem e plantas que não florescem;
  Dependência das plantas em relação ao meio ambiente;
  Dependência das espécies animais em relação às plantas;

  4º Bimestre
·          Terra:
  Estrutura da Terra;
 Água, continentes e atmosfera;
 Lua- satélite natural da Terra;
 Fases da lua;
 Movimento da Terra: rotação e translação;
 Nascente e poente;
 Estação do ano como consequência do movimento de translação da Terra;
 Características das estações do ano em diferentes regiões;
·         Recursos naturais:
  Renováveis e não renováveis;
·         O ar:
  Atmosfera;
  Componentes do ar atmosférico;
 
Formação dos ventos;
História e Geografia:

 


  1º Bimestre
·         Documentos históricos e pessoais;
·         Tempo escolar: a semana, os meses, o ano, o bimestre e o semestre no cotidiano escolar; a simultaneidades básicas; pessoas envolvidas na produção;
·         Tempo na família: o dia-a-dia familiar; árvore genealógica; acontecimentos significativos da época dos pais;
·         Tempo da cidade: a história da cidade, permanência e mudanças do passado na cidade; levantamento de problemas (passados e presente) e discussão de soluções;
·         Profissões, produtos e serviços ontem e hoje: características: semelhanças e diferenças; razões das modificações;
·         Cidades/regiões administrativas próximas da escola;

  2º Bimestre
·         Nacionalidade;
·         Conceito de comunidade;
·         Regras da convivência em sociedade;
·         Cultura, organização, hábitos, costumes indígenas;
·         Diferenças culturais, hábitos, costumes e etnias;
·         Produtos necessários ao atendimento das necessidades básicas do homem; identificação dessas necessidades básicas; pessoas envolvidas na produção;
·         A máquina e sua importância na vida do homem: as máquinas no uso diário; a máquina e sua relação com o homem;
·         Meios de transporte: função dos meios de transporte; meios de transporte particular e coletivo;

  3º Bimestre
·         Profissões e ocupações: atividades e tarefas; locais de trabalho; instrumentos e máquinas de trabalho; remuneração e salário; relação de poder; regras de trabalho;
·         Atividades produtivas em grupos de cultura diferente: atividades e tarefas; tipos de produção; locais de trabalho; ferramentas e instrumentos; relação de poder; modificação da natureza;
·         Paisagem;
·         Relevo;
·         As águas na paisagem;
·         Organização do espaço da produção, as etapas da produção e o produto: aspectos da organização do espaço-divisão funcional; etapas da produção – divisão de tarefas; características do produto; finalidade da produção;

  4º Bimestre
·         Atividades produtivas na cidade da escola: a organização espacial da cidade/região administrativa; caracterização física e econômica; serviços; referências dos arredores; posição do Sol na escola e direções das referências; espaço de relação- os arredores da escola, outros lugares, semelhanças e diferenças;
·         Espaço da sala-de-aula: a posição de objetos e alunos – frete/trás, em cima/embaixo; dimensões (altura/comprimento/largura); reorganização do espaço pelo grupo;
·         Espaço da escola: espaços escolares – pontos comuns e semelhantes; referências da escola- posições (direita/esquerda, interior/exterior, vizinhança/separação): espaço externo da escola – ligação da escola com outros lugares;
Educação Física:

 


  1º Bimestre
·         Hábitos de higiene e alimentaç
ão;
·         Respeito mútuo e convívio social e escolar;
·         Eu e o outro – preconceito;
·         Atividades para desenvolver o ritmo corporal;

  2º Bimestre
·         O teatro- criação de personagens;
·         Fábulas – personagens – dramatização;
·         Danças com músicas infantis e típicas;

  3º Bimestre
·         Movimentos ginásticos (ginástica de solo): estrelinhas;
·         Brincadeiras e jogos de perseguição: pique-alto, pique-pega, pique-cola;

 4º Bimestre
·         Bate e rebate com bolas;
·         Atividades de equilíbrio;
·        
Artes:

Jogos de raciocínio: xadrez, dama, dominó;

 1º Bimestre
·         Conhecimento de cores secundárias e terciárias (cores produzidas);
·         Conhecimento da cor luz e da cor pigmento;
·         Noção de luminosidade sobre a cor;
·         Noções de plano, volume e espaço (bi e tridimensional) com a prática de modelagem utilizando argila ou outro material adequado;

                   2º Bimestre
·         Conhecimento básico da textura, simetria e peso compositivo, assimetria;
·         Estudo da arte indígena brasileira: tintas naturais, cores e materiais diversos:
Plumaria, tecelagem e pintura corporal;
·         Observação e identificação de imagens diversas;
·         Conhecimento da diversidade de produções artísticas como: desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, cinema presente em nossa cultura;

  3º Bimestre
·          Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
·         Criação de personagens com  montagem de histórias;
·         Noção de trabalho em equipe por meio de construções coletivas;
·         Produção artística fazendo releitura de obras de arte;

  4º Bimestre
·         Conhecendo e frequentando fontes de informações e de comunicação artística presente na cultura: museus, mostras, exposições, galerias, oficinas e ateliês;

 

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”.   
                                                                                                                                                 Bom trabalho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passou por aqui, comente e deixe sugestões para novas postagens. Um Blog cresce quando todos participam porque ...ninguém faz melhor do que todos nós juntos!!! Um abraço!
Professora Deoclides Carvalho