quinta-feira, 17 de maio de 2012

Como trabalhar com alunos pré silábicos


 Quando a criança se encontra na hipótese pré-silábica   da escrita, devemos dar foco ao nome das letras e seus sons, desta forma ela vai se familiarizando com o mundo da escrita e perceberá aos poucos como funciona. Se necessitar de maiores esclarecimentos poste a dúvida e seu e-mail como comentário que esclarecerei.

- Bingo do pré-nome e de letras  TODOS OS DIAS, destacando nome da letra e som. Esta atividade é primordial e necessária. Neste blog eu explico como realizar no menu Dicas para alfabetizar;
- Outros bingos de frutas, de profissões , de acordo com a criatividade do professor;
- Preguicinha  - leitura de palavras em fichas. Neste blog eu explico como realizar no menu Dicas para alfabetizar;
- Escolher uma letra para trabalhar por semana, de preferência na sequencia do alfabeto;
- Desenhar e escrever o que ouviu;
- Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos, utilizá-Io em jogos, bilhetes, etc;
- Ouvir textos de leituras pequenas para recontar oralmente;
- Ter contato com diferentes portadores de textos;
- Conhecer diversos gêneros textuais;
- Freqüentar a biblioteca, banca de jornais, elc;
- Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas, jogos, etc;
- Conversar sobre a função da escrita;
- Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
- Produção oral de histórias;
- Escrita espontânea, conhecida como auto ditado;
- Textos coletivos tendo o professor como escriba;
- Leitura diária dos nomes dos coleguinhas na chamadinha;
- Comparar e relacionar palavras;
- Produzir textos de forma não convencional;
- Identificar personagens de uma história;
- Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
- Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final;
- Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras;
- Completar palavras usando a letra inicial e final;
- Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.
- Identificar e pintar as letras do seu  nome num texto;
- Recorte de letras de revistas para formar o próprio nome e nome da professora e de papai e mamãe.
- Recortar letras para montar o alfabeto em sequencia;
- Recortar as letras de seu nome em caixa alta e minúscula de imprensa, destacando a primeira letra como maiúscula por ser nome próprio, colando em uma folha para comparar.

5 comentários:

  1. Oi, sou estudante de pedagogia e estou com muitas duvidas sobre que atividades trabalhar com pre silabicos e silabicos, se puder me adiciona no skype luiz_santanna ou e-mail luiz_rsb@hotmail.com, agradeço

    ResponderExcluir
  2. oi, tudo bem. sou supervisora de uma escola que atende crianças dos 4 anos até o 5º ano... fiz um teste com o 1º ano e fiquei muito angustiada... dos 30 alunos.. apenas 01 é silábico alfabético... os 29 tem misturado pre e silábico quantitativo... que atividades especificas posso sugerir para conseguir 'nivelar' a turma? agradecida desde já.. Lidiane (lidigibson@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso seu blog, gostaria que mandasse o seu silabário
    valeri.p.domingues@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, amei seu blog, gostaria de saber se você pode me enviar seu silabário e algumas atividades com textos como sugestões/ exemplos em que posso utilizar no meu trabalho da faculdade, preciso de 10 atividades para cada fase da alfabetização, mas tenho muita dúvida referente as atividades que tenho que trabalhar com os pré silábicos.
    Por favor, me passe por e-mail, se puder ficarei agradecida.

    sulamitarsilva@hotmail.com

    sulamitarsilva@gmail.com


    Muito obrigada e você está de parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei muito pois através desse blog, fizemos um debate em sala de aula, eu sou aluna de pedagogia..

    ResponderExcluir

Passou por aqui, comente e deixe sugestões para novas postagens. Um Blog cresce quando todos participam porque ...ninguém faz melhor do que todos nós juntos!!! Um abraço!
Professora Deoclides Carvalho