quinta-feira, 17 de maio de 2012

Como trabalhar com alunos pré silábicos


 Quando a criança se encontra na hipótese pré-silábica   da escrita, devemos dar foco ao nome das letras e seus sons, desta forma ela vai se familiarizando com o mundo da escrita e perceberá aos poucos como funciona. Se necessitar de maiores esclarecimentos poste a dúvida e seu e-mail como comentário que esclarecerei.

- Bingo do pré-nome e de letras  TODOS OS DIAS, destacando nome da letra e som. Esta atividade é primordial e necessária. Neste blog eu explico como realizar no menu Dicas para alfabetizar;
- Outros bingos de frutas, de profissões , de acordo com a criatividade do professor;
- Preguicinha  - leitura de palavras em fichas. Neste blog eu explico como realizar no menu Dicas para alfabetizar;
- Escolher uma letra para trabalhar por semana, de preferência na sequencia do alfabeto;
- Desenhar e escrever o que ouviu;
- Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos, utilizá-Io em jogos, bilhetes, etc;
- Ouvir textos de leituras pequenas para recontar oralmente;
- Ter contato com diferentes portadores de textos;
- Conhecer diversos gêneros textuais;
- Freqüentar a biblioteca, banca de jornais, elc;
- Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas, jogos, etc;
- Conversar sobre a função da escrita;
- Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
- Produção oral de histórias;
- Escrita espontânea, conhecida como auto ditado;
- Textos coletivos tendo o professor como escriba;
- Leitura diária dos nomes dos coleguinhas na chamadinha;
- Comparar e relacionar palavras;
- Produzir textos de forma não convencional;
- Identificar personagens de uma história;
- Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
- Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final;
- Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras;
- Completar palavras usando a letra inicial e final;
- Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.
- Identificar e pintar as letras do seu  nome num texto;
- Recorte de letras de revistas para formar o próprio nome e nome da professora e de papai e mamãe.
- Recortar letras para montar o alfabeto em sequencia;
- Recortar as letras de seu nome em caixa alta e minúscula de imprensa, destacando a primeira letra como maiúscula por ser nome próprio, colando em uma folha para comparar.

2 comentários:

  1. Oi, sou estudante de pedagogia e estou com muitas duvidas sobre que atividades trabalhar com pre silabicos e silabicos, se puder me adiciona no skype luiz_santanna ou e-mail luiz_rsb@hotmail.com, agradeço

    ResponderExcluir
  2. oi, tudo bem. sou supervisora de uma escola que atende crianças dos 4 anos até o 5º ano... fiz um teste com o 1º ano e fiquei muito angustiada... dos 30 alunos.. apenas 01 é silábico alfabético... os 29 tem misturado pre e silábico quantitativo... que atividades especificas posso sugerir para conseguir 'nivelar' a turma? agradecida desde já.. Lidiane (lidigibson@hotmail.com)

    ResponderExcluir

Passou por aqui, comente e deixe sugestões para novas postagens. Um Blog cresce quando todos participam porque ...ninguém faz melhor do que todos nós juntos!!! Um abraço!
Professora Deoclides Carvalho