segunda-feira, 2 de julho de 2012

Relatórios individuais: como construí-los

 I  Parte 

Obs: quando eu souber o autor desta primeira parte darei os devidos créditos.

Sugestão para Relatório Individual

Estamos chegando ao final do semestre e começa a nossa loucura para montar os relatórios de nossos alunos.
 Que tal algumas dicas?

Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:
O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.
O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.
O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.
O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.

Concentração e atenção às explicações em sala de aula:

O aluno é participativo.
O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.
O aluno participa somente quando é solicitado.
O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.

Quanto à correção:

O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade.
O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor, sejam eles no caderno ou na apostila.
O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.
O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.

Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas:

Relaciona-se bem com todos os colegas.
Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.
Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.
Gosta de realizar trabalhos em grupo.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.

Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula:

O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.
O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.
O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.
O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
O aluno não precisa fazer caligrafia.

Quanto à disciplina:

O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila.
O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar.
O aluno conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção é suficiente.
O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.

Quanto ao reforço:

O aluno não necessita de reforço paralelo.
O aluno necessita de reforço e comparece a todos.
O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.
O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com facilidade, conversa, brinca).

Quanto ao material usado em sala e lição de casa:

O aluno realiza a lição de casa com capricho.
O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
O aluno não realiza a lição de casa.
O aluno traz todos os materiais necessários.
O aluno esquece o material escolar.

Quanto à Leitura:

O aluno lê com fluência e entonação adequados.
O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.
O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
O aluno não lê.

Quanto ao uso de óculos:

O aluno não usa óculos.
O aluno usa óculos normalmente.
O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.

Em relação à assiduidade do aluno:

falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.
o aluno não falta, exceto se for extritamente necessário.
o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.
o aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido as número de faltas.

Em relação a seus materiais:

organiza com ajuda das professoras e inspetora.
organiza com total independência.
não consegue se organizar.
esquece frequentemente materiais na sala.
perde frequentemente materiais na sala.

Em relação aos responsáveis:

- “necessitam” de atenção especiais.
- são participativos.
- são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.
- geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades.
- não são participativos e pouco comparecem às atividades. 

II Parte
Obs: quando eu souber o autor desta primeira parte darei os devidos créditos.


SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS
VOCÊ PENSA
VOCÊ ESCREVE
O aluno não sabe
O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.
Não tem limites
Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois...
É nervoso
Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois...
Tem o costume de roubar
Apresenta dificuldades de autocontrole quando...
É agressivo
Demonstra agressividade em situações de conflito; usa de meios físicos para alcançar o que deseja.
É bagunceiro, relaxado, porco
Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences.
Não sabe nada
Aprendeu algumas noções , mais necessita desenvolver...
É largado da família
Aparenta ser desassistido pela família, pois...
É desobediente
Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos;
Tem dificuldades em cumprir regras...
É apático, distraído
Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas;
Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos
É mentiroso
Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.
É fofoqueiro
Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
É chiclete
É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho...
É sonso e dissimulado
Em situações de conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação.
É preguiçoso
Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras atividades.
É mimado
Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as sua vontades.
É deprimido, isolado, anti-social
Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho;
Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
É tagarela
Costuma falar mais do que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
Tem a boca suja
Utiliza-se de palavras pouco cordiais par repelir ou afrontar
Possui distúrbio de comportamento
Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como...
É egoísta
Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva
Coloque sempre as intervenções feitas para as ações apresentadas, isto ressalta o trabalho do educador em sala de aula.












 

















MODELO
Texto elaborado por Deoclides Carvalho
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
REGISTRO DESCRITIVO - ANO LETIVO:2011
Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Diretoria Regional de Ensino:
Instituição Educacional:
Série/Ano     Turma:
Turno: (    ) Matutino   (   ) Vespertino
Professor:
Estudante:
1º SEMESTRE                    Total de dias letivos: 100          Total de Faltas:__________
Professor(a), ao elaborar o registro descritivo, é importante considerar as conquistas que o estudante demonstrou nesse período e os aspectos que ainda necessitam ser trabalhados para que ele alcance os objetivos propostos. Assim, pontue as intervenções realizadas que ajudaram o estudante a superar suas necessidades e de que forma este respondeu às ões. Com isso, analise quais outras providências podem ser tomadas para auxiliá-lo. Certamente, outras questões poderão ser somadas a essas, tendo em vista outros aspectos que julgue necessário para as suas reflexões e para a promão de melhores condições de aprendizagem para o estudante.
Sugiro que você ao fazer a análise dos avanços do seu aluno com todos estes elementos, faça seu relatório sem os tópicos,  e sim formando um texto.
Então começaria assim: 

O aluno iniciou o ano letivo no nível Silábico da Psicogênese. Quanto à assimilaçao de conteúdos, não apresenta dificuldade, mas precisa do auxílio do professor para realizar as tarefas. Gosta de expressar-se muito, embora as vezes seja necessário solicitar para conter-se, sendo  acatado a ordem do professor. Quando comete erros, consegue identificá-los com intervenção. Possui um bom relacionamento social com classe, realiza suas atividades de forma rápida, deixando a desejar no capricho. Apresenta inquietação em sala de aula, sendo necessário conter a indisciplina às vezes. Na maoria das vezes em que leva tarefas para casa, não as faz. O aluno consegue lê palavras simples e elabora frases de acordo com seu nivel. O aluno reconhece todas as letras do alfabeto, distingui vogais de consoantes, possui noções de higiene corporal e do ambiente que integra ( casa/escola/comunidade); realiza operações e situações problema envolvendo adição e subtração simples com reagrupamento de números até  100, reconhece  e conceitua unidade,dezena centena, faz composição de números até 100, reconhece o real como moeda brasileira, lê e interpreta gráficos e tabela, conhece números ordinais até 100. O aluno tem um reforçador que é a presença dos pais sempre que a escola necessita.

*Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos: O aluno é bom, dependente e realiza todas as atividades,com auxilio doa professora.
 *Concentração e atenção às explicações em sala de aula: O aluno conversa , porém acata às regras da sala.*Quanto à correção de tarefas: Consegue identificar e corrigir seus erros  com auxílio do professor;
*Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas: Relaciona-se bem com todos os colegas.
Gosta de realizar trabalhos em grupo, sabe  obedecer  regras.
*Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula: O aluno é bom , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra e comete erros.
*Quanto à disciplina:. O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos. *Quanto ao reforço: O aluno não necessita de reforço paralelo
*Quanto ao material usado em sala e lição de casa:  O aluno realiza a lição de casa mas esquece alguns materiais necessários.
*Quanto à Leitura: O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
Em relação à assiduidade do aluno: o aluno não falta, exceto se for necessário.
*Em relação aos responsáveis:  Geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, e participam pouco  das atividades  realizadas na escola.
*Em relação aos conteúdos desenvolvidos no semestre:
Obs: ao construir o relatório do 2 ° bimestre, tenha em mãos os relatórios do primeiro bimestre, para que não haja choques de informações. Um deve ser a continuação do outro. De forma nenhuma o primeiro poderá contradizer o segundo ou vice-versa.
Por Deoclides Carvalho
Assinatura/Matrícula do(a) Professor(a)
Assinatura do(a) Pai/Mãe ou Responsável Legal


10 comentários:

  1. me ajudou bastante obrigadooooooo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei as SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS, me ajudou bastante, pois estava sem saber como sbstituir algumas palavras para bom entendimento dos pais.
      Vlw

      Excluir
    2. Vou usar algumas expressões destas nos relatórios que irei escrever. Gostei bastante.

      Excluir
  2. muito bom gostei demais das dicas
    muito obrigada

    ResponderExcluir
  3. 21 de outubro de 2013 .
    muito obrigada, gostei bastante.
    Prof. Susy
    Lagoa da Canoa - Alagoas

    ResponderExcluir
  4. muito bons exemplos para ajudar os colegas .Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Muito boas as sugestões...adorei...

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    adorei o seu blog, confesso que estava perdida em meu 1º emprego, e seu blog me ajudou muito.
    Joseli

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu que dou aulas de inglês em franquias e não tenho formação pedagógica, achei sua idéias muito boas, pois acho bem difícil saber o que escrever para pais sobre seus filhos Adorei!!

    ResponderExcluir

Passou por aqui, comente e deixe sugestões para novas postagens. Um Blog cresce quando todos participam porque ...ninguém faz melhor do que todos nós juntos!!! Um abraço!
Professora Deoclides Carvalho