sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Dinâmica para iniciar o ano letivo





Objetivo: Convidar os participantes à celebração das conquistas, dos desafios, dos ideais, compartilhar de suas vidas como grupo:
Construindo o Bolo do Sucesso Educacional
- Mobilizando cada pai e mãe a manifestar seus sentimentos em relação a educação de seus filhos.
- Utilizando o momento para ressaltar o quanto a soma das diferenças e dos dons pessoais leva o grupo ao crescimento e à realização de seus ideais. 
 
Material: 1 bolo com recheio e cobertura,garfos e pratos descartáveis, guardanapos e uma Bíblia aberta no Salmo 23.
Estratégia: arrumar previamente a mesa com toalha (de TNT), o bolo e uma Bíblia. Com a chegada dos participantes já se percebe que haverá festa, mas o animador deve manter segredo do que se comemora. E a comemoração é sim da chegada das famílias, que é o  Plano de Deus na vida de todo ser humano...
 
1º momento
- iniciar a reunião de maneira habitual, dando as boas vindas, agradecendo a presença  e  em seguida, convidar o grupo à celebração do Encontro das Famílias do 3° ano X que está iniciando mais um ano de caminhada, festejando a alegria da convivência partilhada, dos ideais e projetos que serão realizados e especialmente, o compartilhar das alegrias de cada família em poder estar de volta a mais um ano letivo, compartilhando dos avanços de seus filhos. 
Lembrando que
"Cada criança é única e aprende ao seu tempo, não podendo ser comparada com ninguém, a não ser com ela mesma. 
" Por Deoclides Pereira de Carvalho
- Mostrar um bolo fictício, enquanto o bolo de verdade fica escondido embaixo da mesa. Este bolo tem diversos ingredientes, cada um deles foi importante e necessário para que o bolo tivesse sabor, textura, beleza, etc.
É como  
cada família aqui, cada um de nós é importante e necessário para que a nossa família funcione, para que tenhamos  o sabor da alegria, da amizade, que faz da estrutura familiar um porto seguro para o papai, para a mamãe e para os nossos filhos.  Esta fatia do bolo simboliza você. Com todos esses ingredientes fez dessa fatia uma gostosura, assim você faz parte do processo educacional e tem parte base o sucesso
2° momento
Então, cada um de nós pode contribuir para que este Bolo da Educação de Sucesso fique ainda melhor. Distribuir os ingredientes:
Respeito, amor, amizade, solidariedade, mansidão, doação, gratidão, honestidade, dignidade, exemplo, carinho, carisma, simplicidade, humildade, acreditar no trabalho do mestre, sucesso, verdade, cumplicidade, diálogo, atitude, entusiasmo, bom humor, esperança etc...
A partir daí, cada um lê o cartãozinho que recebeu e comenta sobre a importância deste ingrediente para o nosso bolo especial.
Depois desta etapa, cada mãe ou pai fala de qual ingrediente acredita ser mais importante para o sucesso deste bolo que terá 200 dias para ficar pronto, simbolizando o fermento que o faz crescer....
 3º momento

- Cortar uma única fatia do bolo, colocá-la sobre o prato e explicar - “esta fatia de bolo simboliza o nosso grupo que é uma fatia que simboliza o primeiro dia de construção do nosso bolo. Esta fatia será passada de participante para participante. Ao entregá-la vamos manifestar nossos sentimentos em relação às pessoas que estão recebendo, dizendo palavras de estímulo e de sucesso, (como este ano vai muito melhor, nossos filhos irão nos surpreender, acredite no potencial de seu filho, etc, ou simplesmente uma palavra de carinho). Não se alongar, mas aproveitar o momento para torná-lo significativo, terno e comprometedor para fortalecer a amizade e cumplicidade do grupo e priincipalmente professor e família. E todos devem ouvir as manifestações de carinho, pois serão feitas uma a uma.

4º momento
- reunir o grupo em volta da mesa, ler uma palavra de conforto, como o Salmo 23. Comentando que Deus estará do nosso lado sempre, pois ele mesmo diz que Ele é o nosso Pastor.
- Orar com os pais a Oração do Pai nosso de mãos dadas
- Afinal esse dia só é uma fatia desse sucesso que perseguiremos durante todo o ano de 2013, onde cada um de nós será importante para dar sabor a este Bolo da Educação de Sucesso. 
Distribuir o bolo e curtir o momento.
Adaptada por Deoclides Pereira de Carvalho
                                                                                                                                      Colaboradoras Geisa Rios e Eliane Figueiredo
Do livro: Nós, Eu e Você - Dinãmicas e Vivências para Casais - de Sonia Biffi e Rosabel De Chiaro - Paulus Editora - 3ª edição, adaptada por Deoclides Pereira de Carvalho, professora na cidade de Ceilândia, DF.Colaboradoras Geisa Rios e Eliane Figueiredo, professoras na mesma cidade.

2 comentários:

  1. Adorei a sugestão e vou repassar para minhas amigas. Seu blog é sensacional...

    ResponderExcluir

Passou por aqui, comente e deixe sugestões para novas postagens. Um Blog cresce quando todos participam porque ...ninguém faz melhor do que todos nós juntos!!! Um abraço!
Professora Deoclides Carvalho